segunda-feira, 21 de maio de 2012

Yellow Tang


Nome Comum: Yellow Tang
Nome Científico: Zebrasoma flavescens (Bennett, 1828)
Família: Pomacanthidae
Gênero: Chaetodontoplus
Espécie: Chaetodontoplus mesolescus
Alimentação: Ração, invertebrados e algas.
Iluminação: Aquário iluminado,mas com pouca luz do Sol.
Agressividade: Peixe Pacífico.
Decoração: Rochas e/ou corais e plantas.
Localização do peixe no aquário: Qualquer local.
Temperatura ideal: 26ºC.
Densidade ideal: 1.022.
Tamanho máximo do peixe: 22 cm.
Tamanho mínimo do aquário: 150 L.

O Yellow Tang (Zebrasoma flavescens) pode viver solitário apesar de gostar de permanecer com peixes de sua espécie. Ele é originário do Indico Pacifico gosta de densidade cerca de 1023 e temperatura entre os 24 e 26 graus.  É um peixe herbívoro, mas alimenta-se de raçoes, porém em sua dieta não pode faltar alimentos a base vegetal como spirulina, e a cada semana recomenda-se alimentá-lo com espinafre, livre de qualquer agro-tóxico. O Yellow Tang se alimenta também de algas e sua boca, com formato de corneta, com ponta dura que serve para raspar algas que permanecem em rochas do aquário. Peixe não agressivo e que gosta de desfilar pelo aquário, sendo interessante observá-lo. O Yellow é muito desconfiado e pode demorar a começar a nadar por todo o aquário, portanto não estranhe se ao coloca-lo em seu aquário o mesmo ficar escondido por horas. Inicialmente sempre se esconde e se alimenta no seu esconderijo até que se habitue com seu novo lar. Este peixe facilmente pode chegar a 22 cm em aquários, portanto deve-se manter em tanques acima de 150 litros. Muitos aquaristas mantem o Yellow Tang em Mini Reefs sem nenhum problema. Possui uma espécie de 'espinhos" brancos perto da nadadeira caudal, servem de proteção enquanto dorme no meio de rochas.

É muito difícil ver um aquário marinho sem um exemplar de Yellow Tang, este peixe é maravilhoso e os aquaristas o adoram.
Os machos adultos tendem a ser maiores do que fêmeas adultas. Todos desta espécie são de um tom amarelo brilhante. Na noite, a coloração amarela desvanece-se ligeiramente e torna-se no meio com uma faixa branca horizontal. Ao amanhecer ele recupera a sua cor amarela brilhante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário